sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma lição de como não defender

Todos nos recordamos certamente do lance que permitiu que os Heat levassem o jogo 6 das finais de 2013 para prolongamento. Os Spurs venciam por três pontos e nunca passou pela cabeça dos texanos fazerem falta. O Lebron falhou o triplo mas, do ressalto ofensivo, o Ray Allen empatou a partida com um lançamento de três pontos. Os Heat venceram o jogo e foram campeões no jogo 7.
Na conferência de imprensa que se seguiu a essa partida das finais, Popovich respondeu secamente ao jornalista que lhe perguntou porque não ordenou que fosse feita uma falta: "És europeu, não és? Essa é uma pergunta europeia, aqui não fazemos isso". Ao que parece, não lhe serviu de lição.

Ontem, com 3.1 segundos para jogar, os Spurs venciam por 3, o Kyrie Irving já ia com 43 pontos marcados com 4/4 nos triplos. Popovich, o melhor treinador da actualidade, insistiu em não mandar fazer falta e obrigar à ida para a linha de lance livre, nem mesmo nesta situação que descrevi. Resultado: quinto triplo para o Irving, prolongamento e derrota dos Spurs.

Mas mesmo dando de barato que não se fizesse falta, a forma como os Spurs defenderam esta jogada foi de bradar aos céus. Reparem bem na jogada...

O Ginobili ficou colado à linha a tentar impedir o passe. Foi o Lebron a repor e também estava com a mão quente. O receio poderia ser que a bola lhe fosse devolvida... Mas, nesse caso, o Ginobili não teria recuado, ficaria com ele... E mais... O Parker passou o bloqueio por trás... Nesta situação, o Parker ou não estaria em campo ou então deveria ficar com um jogador dentro... Foi uma abordagem defensiva completamente errada, o que não seria relevante caso não fosse este o padrão da decisão do Popovich neste tipo de lances. O Leonard deveria estar na linha de 3 pontos a fazer body check no primeiro corte. Pode-se ainda ver o Parker a avisar o Green do corte nas costas.
 
O Leonard foi atrás do primeiro corte... Há o 2º bloqueio que o Parker passa por trás. Se o Leonard estivesse na linha de 3 pontos ou o Ginobili a fazer 5x4, tudo bem, mas não estavam.
Nesta última imagem, repare-se bem no Ginobili, Parker e Leonard... Para isto, o Ginobili já lá deveria estar, o Leonard não deveria ter acompanhado o primeiro corte e o Parker nunca poderia perder dois metros num movimento tão simples. 
O Irving nunca poderia receber a bola de forma a driblar e armar logo o lançamento, teriam que obrigá-lo a um drible a mais para terem oportunidade de fazerem falta. Mesmo não querendo fazê-la, é caso para perguntar por que razão estava o Green a fechar dentro, quando o perigo viria de um lançamento triplo caso o Irving decidisse passar a bola para a esquerda...


Claro que é fácil de falar agora... O Popovich não sabia que jogada os Cavs fariam... Mas aposto que houve quatro ordens:
- Ginobili na linha a tentar impedir o passe;
- Defesa dos bloqueios por trás;
- Defensor dos bloqueios a ajudar os cortes;
- Lado contrário a dar ajuda dentro.

A ganharem por três a 3.1 segundos do fim, mesmo não se fazendo falta que já sabemos que o Pop não gosta, o princípio a respeitar deveria ser não haver espaço para lançamentos enquadrados de três pontos. Quiseram defender tudo e perderam no prolongamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com a falta ofensiva!