segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dar tempo ao tempo

Uma das conclusões "precipitadas" que se poderão tirar esta época, é a de que os Heat estão melhores do que no ano transacto. Outra será a de que os Clippers poderão ser a grande surpresa no Oeste.

A razão é a mesma: Terminar o deslumbramento!

Se, na época passada, pareceu-me que os Heat funcionaram numa lógica de deslumbre face à incorporação do LeBron James no plantel, fazendo com que o seu jogo ofensivo se limitasse praticamente à conclusão das jogadas por auto-recreação das suas maiores estrelas, os Clippers carregam já o "fardo" de serem não de Los Angeles mas de Lob City.

O eventual sucesso dos Heat esta época passará necessariamente por começarem, como parece que o estão a fazer, a jogar como uma equipa. De facto, é de realçar que, nos primeiros três jogos, o LeBron e o Wade não tentaram sequer lançar um único triplo, deixando a despesa dessa tarefa para jogadores como o Chalmers, Cole ou Battier, que além de serem bons lançadores, beneficiam das sobrecargas defensivas às estrelas maiores e estão, invariavelmente, sozinhos e enquadrados.

Este colectivismo propicia que, nos momentos decisivos, os restantes jogadores se sintam mais enquadrados nas necessidades da equipa e potencia óbvias vantagens no plano defensivo pois, para um jogador, é mais fácil defender quando se sente parte de um todo e não somente quando acaba por ser uma mera muleta.

Os Clippers não parecem, para já, padecer exactamente do mesmo problema mas não andará assim tão longe. Há duas razões geradoras do entusiasmo generalizado por esta equipa: Bons jogadores e jogadas espectaculares, tanto ofensivas como defensivas.

Tenho seguido o seu percurso com atenção. Reparei que, à excepção do jogo de ontem à noite, em que derrotaram os Blazers, sempre que há um alley hoop (ou lob pass, como agora tem sido referido), a concentração defensiva é menor sofrendo, invariavelmente, um cesto fácil. No capítulo defensivo, as intervenções do Deandre Jordan são constantemente elogiadas. Qual ventoinha, são abafos de toda a maneira e feitio. No entanto, a sua incapacidade para defender pick and rolls faz com que os Clippers sejam, para já, uma equipa muito permeável. Corrigindo estes aspectos e assegurando a integração progressiva dos bons jogadores como Caron Butler, Mo Williams, Chris Paul e Chauncey Billups, estou em crer que residirá nos Clippers uma aposta segura para um grande desempenho esta temporada.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com a falta ofensiva!