domingo, 22 de janeiro de 2012

O problema defensivo dos Clippers

No último post, "Dar tempo ao tempo", referi as dificuldades defensivas dos Clippers que resultam da incapacidade do seu poste, Deandre Jordan, em defender correctamente os pick and rolls. Há várias formas de abordar defensivamente este movimento ofensivo e estas variam consoante as características dos jogadores que atacam.

Na NBA, com as limitações defensivas impostas pelas regras, o que implica que a ajuda do lado contrário seja menos eficiente, este movimento é utilizado mais frequentemente. Quem defende o poste tem que, ao mesmo tempo, conseguir dar um tempo de ajuda ao colega que sofre o bloqueio e posicionar-se de forma a, por um lado, bloquear o seu jogador de forma a lutar pelo ressalto caso o atacante contrário se decida por um lançamento ou, por outro, evitar que o bloqueador desfaço o bloqueio em direcção ao cesto.

Um jogador que não saiba interpretar a forma como se deverá abordar uma situação como esta, faz com que haja, recorrentemente, um corredor aberto em direcção ao cesto. É o caso do Deandre Jordan.

No entanto, os problemas defensivos dos Clippers, embora comecem na falta de conhecimento do jogo do seu poste, não se esgotam na defesa ao pick and roll.

Poderá parecer paradoxal mas o jogador com melhor média de desarmes de lançamento por jogo na NBA chama-se... Deandre Jordan! Mas a que custo?

Os desarmes de lançamento são lances espectaculares, merecedores, inclusivé, de uma secção de vídeosa estes dedicada no site da NBA para deleite dos fãs de basquetebol. As vantagens de ter bons "abafadores" são óbvias: Diminuem a percentagem de lançamento adversária; intimidam e desmoralizam os jogadores contrários; entusiasmam a equipa; propiciam contra-ataques; retiram tempo de ataque. Mas volto a perguntar: A que custo?

Será aqui que entrará a inteligência. Os desarmes de lançamento de nada servirão se forem encarados como um fim em si próprios. Ou seja, dar um abafo para as câmaras de televisão, a malta agradece e aplaude mas não implica, obrigatoriamente, que a equipa beneficie com isso. Isto porque, geralmente, nos casos de jogadores que vivem para o desarme de lançamento, há inúmeras tentativas de desarme de lançamento que resultam em desarme de lançamento falhado.

Tal não seria um grande problema se a tentativa de desarme de lançamento ocorresse como a conclusão individual de toda uma acção defensiva colectiva. Mas, nos Clippers, o que acontece invariavelmente é que o Deandre Jordan remete para segundo plano a defesa ao seu jogador. Como é poste, ao falhar o desarme de lançamento, dá de bandeja a possibilidade do seu adversário directo ganhar o ressalto ofensivo e efectuar um lançamento fácil próximo do cesto (os Clippers são a 5ª equipa da NBA que sofre mais pontos de 2ºs lançamentos). Esta atitude defensiva torna-se ainda mais prejudicial à sua equipa quando, pela frente, existe um base inteligente que detecta facilmente a possibilidade de uma assistência fácil para um jogador próximo do cesto.



Não será então de menosprezar a subida de rendimento dos Clippers (7 vitórias nos últimos 10 jogos, apesar de algumas lesões) com o regresso ao activo do esforçado e certinho Reggie Evans. Um jogador que nasceu para defender e ganhar ressaltos mas que passa ao lado dos highlights... Concluindo: Acredito no potencial dos Clippers, nomeadamente se o seu poste - o melhor desarmador de lançamentos da liga - aprender a defender...

2 comentários:

  1. Antes de mais parabens pelo blog e pela qualidade dos artigos postados.

    Continua o bom trabalho, porque em Portugal existem muitos fãs da NBA e de basquetebol

    Na Nba existe o conceito que defender, é dar "abafos" e roubar bolas, no entanto quem percebe minimamente de basket e ve os jogos na Europa percebe que é muito mais que isso. E neste artigo demonstra bem essa tese.


    Passa pelo forum e comenta
    http://zonabasket.omeuforum.net/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tony!

    Vou inscrever-me no fórum!

    ResponderEliminar

Cuidado com a falta ofensiva!