segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A buzzword do momento

Assim como, todos os anos, a NBA utiliza um slogan diferente na sua promoção (esta época é o "Big things are coming"), o mesmo acontece com o tema que mais se discute. Por tudo e por nada, os comentadores abordam-no e, por arrasto, os treinadores e os jogadores também.
Se, na época passada, talvez por se tratar de uma nova funcionalidade à disposição dos utilizadores do site da NBA, todos comentavam o "plusminus" (mais-menos, p.e. o Lebron James foi o jogador cuja equipa que representa teve melhor diferença pontual enquanto ele esteve em campo - 619pts), este ano o tema preferido é o QI basquetebolístico.
O interessante é que os Mavericks demonstraram ter, entre outras coisas, mais QI basquetebolístico que os Heat. O mesmo é atribuído aos Heat face aos Bulls... Fica por explicar o que terá acontecido ao QI basquetebolístico dos Spurs... tão alto na época regular para, subitamente, quase desaparecer na primeira ronda dos playoffs.
Não quero, com a graçola anterior, menosprezar o QI basquetebolístico...
O Derrick Rose, MVP da temporada passada, diz que aproveitou o Verão para trabalhar alguns aspectos do seu jogo como o tiro exterior e o QI basquetebolístico;
Os analistas são quase unânimes sobre os Knicks: Terão dificuldades se o Baron Davis não tiver saúde porque o Tony Douglas é dos bases com menor QI basquetebolístico da liga;
Ninguém arrisca afirmar reconhecer maravilhas no Ricky Rubio, exceptuando, claro está, o elevado QI basquetebolístico que possui.
O que é então o QI basquetebolístico?
À falta de melhor definição, diria que é a capacidade de tomar decisões/ajustar/adaptar as jogadas em situações diferentes, independentemente de serem expectáveis ou não.
Como se poderá facilmente constatar, nada de novo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com a falta ofensiva!