sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A cabeça que abafou

Em muitos anos a ver basket, nunca tinha visto um lance assim: O Lebron James tentou afundar e um jogador adversário, o Gerald Henderson, tentou abafá-lo. Não conseguiu e, quando a bola ia a passar pela rede, bateu na cabeça do defensor e saiu. Julgo que os árbitros terão pensado que terá sido o embate da bola da rede ou na parte de trás do aro que fez com que a bola não entrasse no cesto.



Este lance gerou alguma confusão não só no jogo como nas discussões subsequentes. Tenta-se justificar o injustificável pois ninguém acredita ser possível que os árbitros não tenham visto o lance.

Por incrível que pareça, se interpretarmos as leis à letra, existe uma lacuna. A regra que mais se aproxima da situação que ocorreu ontem será a alínea H da secção I da regra 11 (Goaltending): "Um jogador nunca pode tocar na bola com uma mão que esteja por dentro do aro". Outra das regras que define o goaltending, refere que a bola não pode ser tocada acima do aro no percurso descendente (se os árbitros considerarem que há possibilidade de ser cesto). Em bom rigor, a bola é tocada abaixo do cesto. Há ainda a regra da bola em contacto com a parte superior do aro ou acima do aro no cilindro imaginário...

Mas não viram. E, ao que parece, os responsáveis pela estatística, ou não viram, ou assumiram que os árbitros consideraram tratar-se de um afundanço falhado pois, na estatística oficial do jogo, não consta qualquer tentativa de lançamento bloqueada (BA) do Lebron James.

Curiosamente, o lance que decidiu o jogo também esteve envolto em polémica. Terá sido passos do Wade?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com a falta ofensiva!