terça-feira, 27 de dezembro de 2011

The Jimmer

"Tens que ver um puto de Brigham Young que mete cestos de toda a maneira e feitio". Foi assim que fui alertado para a existência do Jimmer Fredette.
Primeiro passo: "Jimmer Frdette" no youtube e encontrei vídeos como este:



Segundo passo: Consultar estatísticas:
2007/08: 35J; 18,5m; 7,0p; 1,7a;
2008/09: 33J; 33m; 16,2p; 4,1a
2009/10: 34J; 31,1m; 22,1p; 4,7a
2010/11: 37J; 35,8m; 28,9p; 4,3a

Nestas 4 épocas, teve as seguintes percentagens de lançamento:
LL - 627/711 - 88,2%
L2 - 838/1843 - 45,5%
L3 - 296/752 - 39,4%

Terceiro passo: Tentar ver algum jogo de BYU no "March madness":
Consegui ver o jogo em que BYU foi eliminada por Florida nos 1/16 avos de final. O Fredette marcou 32 pontos. Foi o 24º jogo que marcou mais de 30 pontos. Foi a melhor época de sempre de BYU.

Naturalmente que fiquei curioso por saber em que posição seria escolhido no draft. Na altura, já se falava na "Jimmer Mania" e a discussão sobre o seu valor variava entre se seria o melhor jogador da NCAA e uma das futuras grandes estrelas da NBA ou se, pelo contrário, não teria quaisquer hipóteses de não passar de um jogador obscuro da NBA ou nem sequer lá chegar.

E percebe-se as diferenças de opinião. O Fredette, apesar do génio basquetebolístico que demonstrava jogo após jogo, não deixava de ser a única estrela numa equipa fraca. Além disso, já ia na sua 4ª época na universidade.

Acabou por ser escolhido na 10º posição pelos Sacramento Kings que haviam beneficiado dessa posição através de uma troca com os Milwaukee Bucks. À sua frente, foram escolhidos três bases: 1º - Kyrie Irving (Cavs); 8º - Brandon Knight (Pistons) e 9º - Kemba Walker (Bobcats).

Os fãs dos Kings exultaram com a escolha de Fredette que, segundo alguns rumores, não seria a de Paul Westphal, treinador da equipa. A escolha terá sido imposta pelo presidente da organização.

Já se percebeu que fui daqueles que admirou quase instantaneamente este jogador. Talvez por isso tenha aguardado ansiosamente pela sua estreia, ainda para mais, o meu entusiasmo pelo seu jogo saiu reforçado ao ver a sua exibição no primeiro jogo de pré-época dos Kings, em que concretizou 21 pontos.



Ontem dediquei mais atenção ao jogo dos Kings frente aos Lakers, a estreia de Jimmer Fredette. Não terá sido a estreia mais auspiciosa: 6pts e 3ast em 25 minutos. E confesso que fiquei irritado!

Não sei se pela falta de estatuto, por imposição do treinador ou falta de confiança, não vi o mesmo jogador que na pré-época. Por exemplo, não tentou um único lançamento de 3 pontos e nem sequer teve muitas oportunidades de os tentar pois foram poucas as vezes em que os colegas lhe passaram a bola quando esteve enquadrado com o cesto.

Ainda assim, estou convencido que o primeiro jogo foi apenas uma demonstração muito modesta do que o Fredette poderá vir a fazer já esta época...

1 comentário:

  1. Basicamente subscrevo tudo pq tive um percurso semelhante com o Jimmer. E' o rookie que tenho mais curiosidade, mas se a equipa (e o treinador) não o ajudar a brilhar, dificilmente conseguirá destacar-se... E talento tem

    ResponderEliminar

Cuidado com a falta ofensiva!